segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Tudo sobre a origem da Eletrônica e sua músicas!

Origem da música Eletrônica e sua história.





Ouvir música eletrônica muita gente ouve... Mas, você sabe realmente o que é música eletrônica?

Calma lá,é fácil... Toda música que é criada ou modificada com o uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos (sintetizadores, gravadores digitais, computadores, softwares, entre outros) faz parte da e-music.

O início da música eletrônica se deu com experiências feitas com eletrecidade e magnetismo no final do século XIX (sabe, século 19, ficou mais fácil, neh). Com a chegada do Movimento Futurista, que teve seu auge na Itália em 1910, veio a inspiração na velocidade e nos avanços tecnológicos, com a proposta de reproduzir o som das indústrias e das fábricas.

Por volta dos anos 50 na França e na Alemanha, esse estilo começou a tomar forma com a popularização dos gravadores de fita e dos toca discos (Fita? Disco? Google Imagens já rsrsrs) e também com a idéia de juntar vozes humanas com sons eletrônicos.

Voltando a terra verde e amarela, o começo da música eletrônica no Brasil se deu com experimentações eletroacústicas feitas por Reginaldo Carvalho e Jorge Antunes (que lógico, ninguém conhece esses dois... tenta uma busca por Pequena Peça para Mi Bequadro e Harmônicos ou Valsa Sideral... e saiba mais...)

Ao redor do mundo a e-music foi ganhando as pistas e nos anos 70 surgiu a figura do Disc Jóquei, o DJ, que tem a função de mixar e combiar gravações para criar uma atmosfera e uma interação entre a música e o público.

A música eletrônica tem evoluido cada vez mais rápido. Símbolo desse começo existem bandas e grupos como o Kraftwerk que tem uma pegada (acredite se quiser...) meia rock n' roll, o New Order, que surge com um som dançante e já faz uso de computadores para criação de som e sem mais delongas o Pet Shop Boys que abusa dos sintetizadores e das batidas eletrônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário